4.10.07

Provérbios

Há provérbios muito estranhos, ou então sou eu que não sou muito esperta.
Saberá alguém dizer-me o que quer dizer:
"Azeite de cima, mel do fundo e vinho do meio."
"Pão com olhos, queijo sem olhos e vinho que espirre para os olhos."

E o que é isto??
"Uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lábios."
"Candeia que vai à frente alumia duas vezes."

Depois há aquelas expressões muito usadas, como:
"Até lá não me doa a barriga"
"É preciso ter uma paciência de Jó"

Quem teve a ideia de inventar provérbios para mandar recados?
"A cavalo dado não se olha o dente"
Não? Porquê?
Lá porque me dão uma coisa eu não tenho que fechar os olhos e adorar, ou precisar, ou sei lá mais o quê. Ou lá porque se tem fome não quer dizer que se tenha que aceitar uma porcaria qualquer.

Nhé.
Isto dos provérbios não me convence.

Sem comentários: